(31) 3332-0875
Projetos

CEI CONJUNTO HABITACIONAL SÃO MIGUEL

Histórico do CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONJUNTO HABITACIONAL SÃO MIGUEL

 

O Centro de Educação Infantil Conjunto Habitacional São Miguel está localizado no distrito do Itaim Paulista. Foi entregue à população no dia 24 de novembro de 2014, oficialmente sua inauguração aconteceu no dia 03 de julho de 2015 com a presença do Secretário de Educação Gabriel Chalita e o Diretor Regional de Educação de São Miguel Manuel Romão.

Trata-se de um prédio público. A escolha do nome do CEI se deu devido o mesmo estar situado no entorno de vários prédios do CDHU e também por pertencer a DRE de São Miguel, este bairro se encontra nos extremos dos quatro municípios, portanto é um dos bairros mais distantes do centro de São Paulo, além disso, o bairro é cortado pelo córrego Três Pontes pelo qual a maior parte dele foi canalizada trazendo melhorias de saneamento básico para a população local.

O Centro de Educação Infantil atende 160 crianças de 0 a 03 anos de idade no período diário de 10 horas, os alunos tem uma rotina organizada com atividades pedagógicas, voltadas para o desenvolvimento integral da criança. Este espaço educacional proporciona à população a garantia de direitos, pois havia muitas famílias esperando por vagas nos CEI’s, sendo esta a região que atinge o maior número de crianças desta faixa etária e o CEI Conjunto Habitacional São Miguel firmou-se para contribuir com o crescimento do bairro de Itaim Paulista e atender parte dessas famílias.

AS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO A SER ATENDIDA E DA COMUNIDADE NA QUAL SE INSERE

A região do Itaim Paulista concentra um grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social, surgindo grande demanda de crianças, pois, os Centros de Educação Infantil (CEI) da região não conseguem atender a todas as famílias devido à quantidade. As famílias são compostas por pais que saem cedo para o trabalho e retornam tarde, em sua maioria, por conta da distância por morarem no extremo leste de São Paulo.

Parte da comunidade é formada por famílias que se rentabilizam com trabalhos temporários, sendo mães que trabalham como diaristas e pais que trabalham como ajudante de pedreiro (serventes). Essas famílias em sua maioria são migrantes e possuem mais de 03 filhos, muitas vezes, matriculando as crianças dentro do mesmo CEI.

A qualidade de atendimento deste Centro de Educação Infantil é resultado da combinação de muitos fatores importantes: proposta educativa, saúde, alimentação, recursos humanos qualificados, materiais, espaços físicos e uma boa relação com a comunidade e as famílias atendidas.

Essa região possui serviços públicos na área de saúde como: UBS, AMA, Pronto Socorro e Hospital. No que tange a infraestrutura do bairro há opções de lazer e cultura, telecentro e praças públicas. As características das habitações no entorno do CEI são estruturadas, porém, por se tratar de uma comunidade, há por volta de 04 quarteirões que se localizam próximos ao Córrego Três Pontes, fazendo com que as casas mais próximas se deparem com certa precariedade.

Nesse sentido, a presença do CEI veio para contribuir nas melhorias e no processo educacional da região.

entre em contato