CEI IRENE RAMALHO
Histórico do CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRENE RAMALHO
O Centro de educação infantil Irene Ramalho, localizado no distrito São Miguel no extremo leste de São Paulo foi inaugurado no dia 10 de julho de 2014, onde os alunos passaram por uma adaptação de acordo com a necessidade de cada criança.
Primeiramente, reunimos os pais e/ou responsáveis para informar sobre toda a rotina do Centro de Educação Infantil, referente à alimentação, pedagógico e estrutura predial, abordando todo o funcionamento do CEI.
Promovemos momentos de acolhida com as crianças na primeira semana, da segunda semana em diante as crianças que se adaptaram rapidamente passaram para o período integral, as demais, seguiram no processo de adaptação.
O Centro de Educação Infantil Irene Ramalho tem sua proposta de trabalho embasada na ação indissociável entre o educar e cuidar conforme estabelece o referencial curricular nacional para educação infantil: ‘’os cuidados são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e a descoberta’’. O atendimento amparado nesses aspectos é garantia de uma educação que privilegia a criança em sua totalidade, proporcionando um bom desenvolvimento e uma feliz infância, pois uma criança feliz é garantia de um adulto feliz. A felicidade da criança está estritamente ligada ao ambiente em que ela vive, em particular na relação que é estabelecida com as outras crianças da mesma idade ou maiores e em especial com os adultos, responsáveis pelo atendimento às necessidades dessas crianças.
Nesse sentido, o objetivo primordial é proporcionar às crianças experiências prazerosas de descobertas e aprendizagens, com atenção ao desenvolvimento integral em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, para contribuir na formação de pessoas cidadãs conscientes de seus direitos e deveres.
O CENOP ao escolher o nome para esta unidade buscou prestar uma justa homenagem a uma mulher forte e guerreira, que deixou sua cidade natal em Minas Gerais para conhecer o desconhecido, a tão grande São Paulo. Chegando aqui veio trabalhar na empresa Nitro Química durante o dia e a noite alfabetizava os adultos na sala de sua residência. Conheceu seu companheiro Alcides de Sá Ramalho, após ser mãe decidiu deixar o emprego na Nitro Química para cuidar dos filhos e continuar lecionando. Durante o dia, lecionava para os filhos dos operários das fábricas da região e a noite continuava alfabetizando os adultos, que vinham principalmente do nordeste para trabalhar nas grandes indústrias da região. E com o olhar voltado para a educação, tornou-se a primeira professora no bairro de São Miguel.
Posteriormente, de maneira improvisada, em 1958 foi construída com madeira a primeira escola primária em São Miguel, onde dona Irene Ramalho passou a lecionar. Na época chamava-se Grupo Escolar da Vila Nitro Operária. Em 1962 este Grupo Escolar foi extinto dando lugar a atual Escola Estadual Dário de Queirós.
Na década de 70, voltou a dar aulas em sua residência como monitora do Mobral, por cerca de 10 anos. A Dona Irene Ramalho deixou de dar aulas depois desse período, e passou a se dedicar a criação de seus sete filhos, e se se envolveu com outras frentes de luta transformando-se em líder comunitária seguindo à frente de importantes conquistas de equipamentos públicos para essa região.
Dona Irene Ramalho nunca esmoreceu diante das dificuldades da vida, tanto na perda de seus dois filhos em um trágico acidente, tanto quando descobriu que tinha câncer. Em 1998 depois de muitas lutas e tratamentos ela não resistiu ao câncer vindo a falecer aos 75 anos de idade.
Deixando sua marca e seu legado através de seus Projetos Sociais e na construção de uma educação justa e igualitária na região da Vila Nitro Operária que perduram até os dias atuais.